Considerada uma doença do mundo moderno, que tem causa relacionada ao estresse e à ansiedade.
Doença  pouco comum, que afeta a mácula, região central da retina (lente do  olho). O nome correto da doença é retinopatia serosa central e costuma  atrapalhar a visão repentinamente. Pessoas sem outras doenças oculares  podem sofrer do problema.
Em geral, para cada dez doentes, nove  são homens. A idade mais comum para surgimento de problemas é entre 25 e  45 anos. Em mulheres, é mais comum durante a gravidez.
Como Surge a Doença 
- O enfraquecimento de uma membrana abaixo da retina – de Bruch – faz com que escape líquido dos vasos próximos à mácula. 
- O acúmulo de líquidos faz surgir uma bolha que eleva a camada mais superficial da retina, formando um tipo de calombo.
-  A bolha deforma a superfície da retina, provocando deslocamento do foco  na região central da formação da imagem, onde está a mácula.
Causa 
Apesar  de ter causas desconhecidas, a serosa tem forte relação com estresse e  ansiedade. Acredita-se que o uso de corticóide inalatório também  provoque a doença.
Cura
Na maioria dos  casos, é espontânea e os sintomas regridem entre quatro e oito semanas.  Aproximadamente um terço dos pacientes apresenta recorrência do  problema. Se o líquido não for reabsorvido em poucas semanas, apenas o  laser resolverá o problema.
Diagnóstico
Feito  através de um exame de fundo do olho e confirmado por uma  angiofluoresceinografia, exame no qual são feitas fotografias do fundo  de olho. O oftalmologista consegue notar, a partir de uma injeção de  contraste, a área invadida pelo líquido sob a retina.
Tratamento 
- Antiinflatórios não-hormonais
- Sem corticóide.
- Ajudam na reabsorção do líquido extravasado.
Laser
O  jato de laser atravessa o olho e queima o tecido no ponto onde está  vazando líquido. Em uma semana, forma-se uma cicatriz no ponto de  escoamento. A doença pode reaparecer em outra região da retina.