20 de jul de 2025
A picada de certos mosquitos pode transmitir doenças como a oncocercose e a mansonelose, que causam lesões oculares.

Há insetos cuja picada pode provocar cegueira. No Brasil, diferentes grupos de insetos são chamados popularmente de mosquitos. Os insetos conhecidos como borrachudos na região Sul e como piuns no Norte – lembrando que cada povo indígena tem seus próprios nomes para designá-los – podem transmitir doenças que causam lesões oculares, podendo levar à cegueira.

Essas enfermidades – a oncocercose e a mansonelose – são causadas por vermes que vivem no nosso sistema linfático e/ou sanguíneo, e que se tornam infecciosos – atingindo as formas adultas – com a picada do mosquito, alojando-se em nódulos por baixo da pele (no caso da oncocercose, provocada pelo Onchocerca volvulus) e nas veias do tubo digestivo (no caso da mansonelose, causada pela Mansonella ozzardi). A cegueira pode ocorrer quando o verme se instala no globo ocular.

Esses insetos são comuns ao longo dos rios, em cujas margens, na Amazônia, há várias cidades e comunidades. Com isso, infectam grande número de pessoas. A oncocercose é de origem africana e no Brasil, até o momento, está restrita às áreas indígenas ianomâmi e iecuana, no Amazonas e em Roraima. Já a mansonelose é de origem americana e há comprovação de que seus parasitas também podem provocar lesões oculares em diferentes graus de severidade.

Para o tratamento da primeira doença existe um programa do Ministério da Saúde que conseguiu reduzir significativamente a transmissão no país. Para a mansonelose, no entanto, que no Brasil atinge muito mais pessoas, ainda não há tal tipo de programa.












Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br