28 de Jan de 2022

Este é o 16º ano que a empresa participa da iniciativa, interrompida em 2020 em função da pandemia da Covid-19. Desde o início da parceria já foram realizadas mais de 8 mil cirurgias

Alcon

A Alcon, laboratório especializado em cuidados com a visão, volta a apoiar a ONG Expedicionários da Saúde (EDS), com o empréstimo de equipamentos e doação de insumos, incluindo lentes intraoculares, para cirurgias de catarata. A expedição, que começou no domingo, dia 14 e termina no sábado, 20 de novembro, beneficiará dessa vez a população da comunidade de Pari-Cachoeira, localizada na região do Alto Rio Negro e composta, em sua maioria, por indígenas da etnia Tukano. No período, está prevista a realização de cerca de 100 cirurgias.

Além dos insumos e equipamentos, a empresa também fornece conhecimento técnico especializado enviando um engenheiro responsável pela montagem e funcionamento dos equipamentos durante toda a expedição. “Temos o compromisso de contribuir para ampliar o acesso aos cuidados com a visão. A parceria com a EDS vem ao encontro de nosso propósito, pois sabemos a importância da saúde ocular das populações que atendemos nessas localidades”, pontua o gerente geral da Alcon Brasil e Head da Unidade de Negócio Cirúrgica no Brasil, Fábio Almeida.

O Coordenador de Oftalmologia da EDS, Dr. Mauro Campos, destaca a importância das parcerias estabelecidas com empresas como a Alcon para a viabilização do projeto. “Desde 2005, a Alcon tem prestado um apoio fundamental, que demonstra a disposição da empresa em colaborar com a saúde dos povos das florestas brasileiras”. Segundo ele, “a complexidade que envolve a cirurgia de catarata na população indígena exige lentes de alta tecnologia, além de equipamentos de alta precisão para que o cirurgião tenha uma visualização adequada ao procedimento”.

A 46ª Expedição da EDS acontece entre os dias 14 e 20 de novembro, no primeiro hospital fixo construído pela instituição, o Centro Médico Indígena. Contará com a participação de uma equipe de 36 pessoas. Serão 17 médicos de diversas especialidades, entre eles, 4 oftalmologistas cirurgiões.

Mais informações sobre a Alcon no Brasil, visite https://br.alcon.com/pt-br

 

 

Fonte: assessoria de comunicação da Alcon