24 de Abr de 2024

Ar seco, proliferação de vírus e doenças respiratórias são os gatilhos. Máscara e higienização das mãos com álcool podem proteger.

A baixa umidade, proliferação de vírus no ar e maior incidência de doenças respiratórias com a chegada do outono aumentam o risco de conjuntivite viral e alérgica. Segundo o oftalmologista Dr. Leôncio Queiroz Neto  nossos olhos estão conectados ao nariz pelo canal lacrimal e é por isso que as doenças respiratórias influem na saúde ocular. "Isso explica porque é comum ficarmos com os olhos vermelhos quando estamos resfriados ou gripados", exemplifica. 

O especialista esclarece que a baixa umidade do ar reduz as defesas do organismo e resseca todas as mucosas, inclusive a lágrima que tem a função de proteger a superfície dos olhos. "A falta de lágrima, somada às alterações ambientais facilitam o aparecimento da conjuntivite alérgica e da viral. Nos dois tipos ocorre a inflamação da conjuntiva, membrana que recobre a esclera, parte branca do olho, e a face interna da das pálpebras" afirma.

Ele ressalta que em pessoas contaminadas pelo Covid-19 o perigo do olho seco e conjuntivite é maior. Por isso, em caso de desconforto nos olhos acompanhado por muito cansaço, dor no corpo e febre é recomendado fazer os testes de Covid-19 para evitar maiores riscos à saúde, especialmente entre os que já passaram dos 60 anos.

Conjuntivite alérgica

"Pálpebras inchadas, vermelhidão, coceira, ardência, sensação de areia nos olhos, lacrimejamento e fotofobia (aversão à luz) são sintomas em comum de todo tipo de conjuntivite", ressalta o oftalmologista. "É a secreção que diferencia uma da outra, sendo aquosa na alérgica e transparente e viscosa na viral", pontua.

 "A conjuntivite alérgica nesta época do ano é causada principalmente pelo aumento da poluição no ar e é mais comum em quem sofre algum tipo de alergia. Isso porque, estudos mostram que seis em cada 10 alérgicos manifestam a doença nos olhos", salienta. Ao contrário da viral não é contagiosa, mas pode causar lesões na córnea e diminuir permanentemente a visão. O tratamento dos casos leves é feito com colírio anti-histamínico. O médico ressalta que o uso de antialérgico oral, para tratar alergias sistêmicas simultâneas à conjuntivite, resseca a lágrima e por isso dificulta a recuperação dos olhos.

Quem já tem ceratocone, doença degenerativa que faz a córnea tomar o formato de um cone e tem como principal fator de risco coçar os olhos, deve utilizar os colírios já prescritos pelo oftalmologista e em caso de crise alérgica durante o outono passar por consulta. "Quadros mais intensos de conjuntivite alérgica são tratados com colírios que contém corticoide. O medicamento só pode ser usado com supervisão médica", salienta. Isso porque, deve ser feita a regressão correta para não causar efeito rebote. Usar por um tempo prolongado pode causar glaucoma e catarata.

As dicas do oftalmologista para prevenir processos alérgicos são:

·         Mantenha os ambientes arejados e livres de pó;

·         Evite levar as mão com substâncias químicas aos olhos;

·         Não faça caminhada ou outros exercícios em locais muito polidos;

·         Beba bastante água;

·         Não use lápis na borda interna das pálpebras para não alterar o PH da lágrima.

Conjuntivite Viral

Queiroz Neto afirma que a conjuntivite viral é altamente contagiosa, pode surgir em qualquer idade e tem como principal veículo de transmissão levar as mãos contaminadas aos olhos. Os grupos de maior risco são:

·         Mulheres na pós-menopausa devido à menor produção da lágrima com a queda dos estrogênios;

·         Crianças porque estão com o campo imunológico em desenvolvimento;

·         Idosos por terem o sistema imunológico mais frágil.

Nas empresas e escolas, alerta, a transmissão ocorre pelo compartilhamento de teclados de computador ou mouse e pelo contato com interruptores de luz e corrimão de escadas. O especialista também chama a atenção para os carrinhos de supermercado e balcões do varejo. O tratamento inicial é feito com compressas frias e lubrificação intensa. Nos casos graves, colírios anti-inflamatórios que contêm corticoide são os mais indicados. "A venda desta classe de colírios é livre, mas nunca devem ser usados sem prescrição e acompanhamento médico para evitar complicações maiores como a catarata e o glaucoma", reitera.

Uma dica do especialista é usar óculos escuros que além de melhorar o conforto em ambientes claros, evita a proliferação de vírus intensificada pela exposição à radiação ultravioleta. Um erro comum cometido por muitas pessoas é usar água boricada que aumenta a irritação e pode causar alergia. Como toda doença viral a conjuntivite tem seus sintomas controlados pelos medicamentos, mas o vírus pode criar resistência. Por isso, há casos em que se formam membranas na conjuntiva que exigem tratamento com corticoide e até aplicação de laser para remover opacidades que reduzem a acuidade visual.

As dicas de prevenção são:

·         Lave as mãos com frequência ou higienize com álcool;

·         Pratique exercícios moderados e constantes;

·         Mantenha os olhos bem hidratados;

·         Caso pegue um resfriado ou gripe mantenha o uso da máscara;

·         Evite aglomerações em locais fechados;

·         Não pule refeições;

·         Durma de 6 a 8 horas/dia;

·         Tome a vacina para gripe em abril, especialmente se pulou alguma doses da vacina de Covid-19.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: assessoria de comunicação do Instituto Penido Burnier