Um novo dispositivo de microdrenagem de cabo de aço inoxidável, que foi patenteado na Rússia, está mostrando resultados estáveis em longo prazo na redução da Pressão Intra-Ocular (PIO). “É um dispositivo simples no formato de argola, feito com um cabo de aço inoxidável de graduação cirúrgica de 250 µm, curvado em uma espátula metálica de 0,5 mm de espessura”, disse o Dr. Vinod Kumar.
Um corte de base fórnice é feito entre 1,5 mm e 2 mm do limbo. Uma parte do tecido da esclera é removida com uma lâmina de plasma e o dispositivo é inserido na câmara anterior com uma extremidade suturada à esclera. Um total de 42 olhos com glaucoma refratário primário de ângulo aberto foram
implantados com o dispositivo de microdrenagem. O acompanhamento mínimo foi de 1 ano. “Todos esses casos iriam passar por evisceração para glaucoma terminal doloroso, e o implante salvou esses olhos e aliviou a dor de todos os pacientes”, disse o Dr. Kumar.
Em 81% dos casos a PIO foi controlada sem medicação e esse controle foi obtido com o auxílio de terapia médica nos pacientes restantes. A redução média da PIO foi de 18 mm Hg (56%). Nenhum caso de hipotonia foi observado durante o acompanhamento. “É um procedimento simples de invasão mínima, seguro e eficiente em longo prazo”, afirmou Dr. Kumar.
A Technolas Perfect Vision anuncia duas inovações no procedimento a laser
Representantes da Technolas Perfect Vision anunciaram um novo módulo de procedimento, a laser femtosegundo, que possibilita a cirurgia refrativa e de catarata e um novo algoritmo presbiópico otimizado para aberrações com o laser excimer. "O módulo Customlens estará disponível para a Technolas Femtosecond Workstation da empresa. Ele permite capsulotomia anterior, fragmentação de lente e incisões da córnea na cirurgia de catarata", disse o Dr. Kristian Hohla, PhD, diretor executivo da Technolas Perfect Vision.
Este será “o primeiro laser femtosegundo para a execução de cirurgia refrativa e de catarata com um único dispositivo”, de acordo com documentação da empresa. “Nós acreditamos que é um grande feito para a empresa ter esse sistema único para todos os procedimentos com femtosegundo disponíveis no mercado”, afirmou Hohla. O produto deverá estar disponível comercialmente na Europa em 2011.
O SupraCor funcionará com casos miópicos, de hipermetropia, emetrópicos e pós-LASIK sem induzir aberrações com o Technolas Excimer Workstation 217P. “SupraCor é o parceiro do IntraCor, que é um tratamento presbiópico para um número limitado de pessoas”, disse o Dr. Hohla. “O SupraCor expandirá seu
alcance”, conclui. Ele deverá receber a marca CE no início de 2011, de acordo com representantes da empresa.
Associação moderada da maculopatia à pressão alta encontrada em estudoUma associação moderada da pressão alta à maculopatia relacionada à idade foi encontrada em um estudo baseado em grande população envolvendo várias cidades na França.
“Foi sugerido que a pressão alta está implicada na etiologia da maculopatia relacionada à idade (MRI). No entanto, dados epidemiológicos são raros e contraditórios neste campo”, disse o Dr. Jean François Korobelnik, na reunião da Euretina antes da reunião da European Society of Cataract and Refractive
Surgeons.
A maioria dos estudos publicados conta com uma única medição da pressão sanguínea, de acordo com o Dr. Korobelnik. Ele disse que a principal vantagem do estudo ALIENOR (antioxydants, lipides essentiels, nutrition et maladies oculaires) é que houve uma avaliação em longo prazo do status da pressão sanguínea, medido durante um período de 7 anos. Um total de 963 indivíduos de 74 anos ou mais foram incluídos. “A hipertensão foi associada a um aumento moderado no risco de MRI. Essa associação apareceu de maneira semelhante para diferentes tipos de MRI”, disse o Dr. Korobelnik.
Regime de injeção antiVEGF para AMD ainda não está claro, de acordo com palestrante
Embora os maiores testes de terapia antiVEGF em degeneração macular relacionada à idade tenham mostrado que os melhores resultados possíveis são obtidos com injeções mensais, ainda restam dúvidas se esse regime de dose fixa é adequado para todos os pacientes. “Há pacientes que mostraram melhora estável com apenas uma injeção, e cerca de 20% dos pacientes não requerem mais injeções após a fase de carga de 3 meses”, disse o Dr. Frank Holz, na reunião da Euretina antes da reunião da European Society of Cataract and Refractive Surgeons. “Há uma grande variação na resposta à droga e é necessário evitar overdoses e o risco de complicações, como a endofitalmite”, disse ele. Em uma situação real, é difícil dar continuidade às visitas mensais e seu custo é alto.
O estudo alemão WAVE, baseado em resultados reais do regime mensal fixo, mostrou que a fase de carga correu bem, mas depois, por vários motivos, o comparecimento dos pacientes à clínica ficou errático. “O número médio de injeções foi baixo e definitivamente insuficiente para obter bons resultados. Nós acabamos perdendo noção com o tempo”, disse o Dr. Holz.
“Embora deva haver um consenso sobre as diretrizes de tratamento, há enormes discrepâncias sobre o melhor regime para a terapia antiVEGF”, disse ele. “Nós não temos a resposta final sobre quando injetar”.
TCO forma a base para novo sistema de classificação na monitoração de DME
Um novo sistema de classificação para a monitoramento da progressão do edema macular diabético (DME) foi recém-desenvolvido por um comitê de especialistas internacionais. “Este novo sistema é baseado na TCO (tomografia de coerência óptica), que possibilita a avaliação objetiva e reproduzível do afinamento da retina”, disse a Dra. Pascale Massin, na reunião da Euretina antes da reunião da European Society of Cataract and Refractive Surgeons. Novartis, Genetech e Carl Zeiss Meditec financiaram o desenvolvimento do sistema.
A antiga classificação, criada em 2003 e que empregava a estereoscopia do fundo de olhos, foi baseada no local e na extensão do afinamento da retina e da distância do centro da fóvea, disse a Dra. Massin. O sistema não levava em consideração o grau de afinamento da retina porque a estereoscopia do fundo de olhos não podia avaliá-lo de maneira reproduzível. “A estrutura desta nova classificação inclui características principais e secundárias”, disse a Dra. Massin. “As principais características são o local e a quantidade do edema, avaliados por medições objetivas com base em TCO. As características secundárias são relacionadas à avaliação de qualidade, com base em imagens fotográficas, exame do fundo ou TCO, como anormalidades de superfície vitreorretiniana e a presença de exsudatos duros”.
“Há muitos outros recursos que gostaríamos de incluir nesta classificação, como recursos morfológicos na TCO, origem de vazamento, envolvimento do epitélio pigmentar retiniano e presença e grau de trações vitreomaculares”, disse ela. “Eles serão incluídos na classificação quando métodos objetivos e quantificáveis de medição desses parâmetros estiverem disponíveis”.
Alcon lança LIO tórica multifocal
A Alcon Inc. anunciou o lançamento da LIO tórica multifocal Acrysof IQ ReSTOR. “Esta plataforma foi criada para permitir que cirurgiões aproveitem algumas das dinâmicas do mercado da cirurgia de catarata e também atendam às novas demandas de pacientes em termos da capacidade de tratar astigmatismo e presbiopia no momento da cirurgia de catarata”, explica Jay Stark, gerente de produto global da Alcon.
As lentes combinam o desempenho multifocal da LIO AcrySof ReSTOR e da LIO tórica AcrySof. O Sr. Stark apresentou dados mostrando que 87% dos pacientes da cirurgia de catarata têm astigmatismo e mais de um bilhão de pessoas no mundo todo têm presbiopia.
De acordo com o Dr. Francesco Carones, que apresentou seus resultados de 3 meses com o primeiro paciente implantado no mundo todo com a LIO tórica multifocal, um dos benefícios adicionais da tecnologia é que ela combina duas plataformas cirúrgicas já conhecidas por muitos cirurgiões.
“A mesclagem dessa tecnologia significa que não é necessário aprender nada novo”, disse o Dr. Carones. “A LIO oferece um único procedimento cirúrgico para a correção da presbiopia e o gerenciamento do astigmatismo para fornecer visão à todas as distâncias”.
Ele apresentou seus resultados de casos pessoais com o primeiro paciente implantado nos últimos 3 meses. Ele disse que sua paciente, uma arquiteta e designer de interiores de 49 anos, não está usando óculos e está extremamente satisfeita com o resultado de sua cirurgia.
Clínico: o estudo da GALILEO sobre VEGF Trap-Eye chegou à fase 3
O estudo da GALILEO iniciou recentemente sua fase 3 para avaliar a eficácia e a segurança do VEGF Trap-Eye no tratamento de edema macular na oclusão da veia central retiniana. “A inscrição de 117 pacientes de 10 países foi concluída em julho”, disse o Dr. Frank Holz, na reunião da Euretina antes do European Society of Cataract and Refractive Surgeons.
A oclusão de veia retiniana é a segunda doença vascular retiniana mais comum, seguindo a retinopatia diabética. Ela é uma causa clínica de alta significância da perda grave de visão associada ao desenvolvimento de edema macular secundário resultante.
“O edema resultante da oclusão de veia central retiniana é causado em parte pela maior expressão intraocular de VEGF e já foi provado que ele responde positivamente a terapia antiVEGF com ranibizumab”, garantiu Dr. Holz. “A VEGF Trap-Eye é uma terapia investigativa inovadora anti-VEGF com alta afinidade
ligante para VEGF-A e fator de crescimento placentário (PIGF)”.
Pacientes randomizados que receberão o tratamento ativo receberão VEGF Trap-Eye 2 mg a cada 4 semanas por 6 meses. Um regime conforme necessário será adotado por 1 ano e o acompanhamento continuará por até 2 anos. O grupo de controle receberá uma injeção de placebo por 52 semanas e passará para a terapia ativa até a semana 76.
Fonte: Portal OSN