Redução de 20% no preço dos óculos de sol aumenta as vendas

O aumento do poder de consumo das classes C e D está refletindo na competitividade do setor óptico. E de resultado, importadores e indústrias nacionais estão fechando parcerias para atrair mais consumidores com preços menores. A estratégia adotada aumentou em 10% a venda dos óculos de sol nos dois últimos meses, comparado ao mesmo período de 2009/2010. De acordo com Mário Natali Neto, proprietário de uma ótica em Campinas da Ótica Mario Neto, pela primeira vez a nova coleção Verão de óculos de sol chega ao varejo com preço até 20% menor. Os óculos de grau tiveram uma redução ainda maior – 25%. 
 
"Parcelamos o valor em até 10 vezes e todo óculos de sol só saí da loja com filtro UV", afirma Mario.

Mesmo assim, a estimativa da Associação Brasileira da Indústrias óptica é de que 4 em cada 10 consumidores compram óculos de sol no mercado paralelo. A expectativa é que um maior número de pessoas optem por lentes que garantam a proteção contra a radiação ultravioleta (UV). O barato nas bancas de camelôs pode sair caro. Diversos estudos mostram que a exposição dos olhos ao UV responde por várias doenças oculares na 3ª idade, que podem comprometer gravemente a visão. O óptico ressalta que quem usa óculos de grau também deve ter lentes escuras, para melhorar o conforto visual nos ambientes externos.

A maior aposta da nova coleção de solares é o estilo retrô, que repagina modelos clássicos. Os principais destaques são:

· Aviador - Modelo unissex, que surgiu na década de 30 com armação de metal. Além de astes laterais trabalhadas, hoje pode ser encontrado em acetato.

· Wayfarer – Imortalizado no filme Bonequinha de Luxo, de 1961, o clássico com armação larga de acetato voltou à tona com astes coloridas.

· Clubmaster – O design é parecido ao do Wayfarer, mas as astes são mais delicadas.

· Jackie O. – Para quem gosta de óculos grandes, o modelo arredondado, que ganhou notoriedade com Jacqueline Onassis nos anos 60, retorna com repaginação da armação.

· Demi – Armações em acetato, com estampa de oncinha ou tartaruga, criam o estilo fashion.

· Redondinho – Marca registrada de John Lennon, em armação de metal ou acetato, torna os óculos, com lentes para graus elevados, mais leves.

A escolha correta do modelo depende da análise de muitas variáveis: formato de rosto, traços, estilo de vida, personalidade, estatura e se a lente tem grau. Quem compra óculos nas bancas de camelô não tem orientação. "Isso explica porque tantas pessoas usam óculos em desarmonia", diz Mário. Para mulheres que 
não enxergam bem, a dica são os óculos para fazer maquiagem com lentes que se movem. A moda não é restrita ao público adulto. Crianças também têm várias opções para proteger os olhos do sol.




Fonte: LDC Comunicação