Irritação nos olhos, ardência, coceira, olhos vermelhos e outros sintomas de desgaste ocular podem revelar muito mais do que parece ser. A sensação dos olhos secos pode ser o resultado de uma doença auto-imune, conhecida como Síndrome de Sjögren. Segundo a oftalmologista Gladys Cunha dos Santos, algumas pessoas já nascem com essa síndrome, que é desenvolvida ao longo da vida. “A Síndrome de Sjögren é uma doença auto-imune, que é identificada através de exames médicos. As pessoas que costumam sentir essa sensação de ressecamento podem ter a síndrome e desconhecer", disse.
De acordo com ela, a causa da irritação ocular não se resume às exposições diante das telas de computador, nem ao abuso do ar-condicionado, e sim aos fatores que envolvem a utilização desses elementos. “Muitas pessoas acham que ação isolada desses aparelhos são responsáveis por esses problemas. Na realidade, o que causa esse desconforto é um conjunto de fatores que fazem os olhos ficarem com uma sensação de desgaste, como o estresse, cansaço físico, leituras constantes e tensão. Esses fatores, em conjunto com aparelhos de ar-condicionado, podem aumentar a sensação de cansaço ocular”.
Gladys ressalta que essa síndrome não tem cura e é aliviada através de acompanhamento. “O oftalmologista vai examinar o paciente através de um aparelho que se chama Lâmpada de Fenda, para identificar qual o melhor tratamento”.
A médica ressalta a importância da periodicidade em clínicas oftalmológicas. “Não existe soluções caseiras que façam melhorar esse tipo de problema, o importante é ter o hábito de fazer exames de rotina”. Fatores que podem causar sensação de ressecamento são: exposição ao vento, mudanças bruscas de temperatura, praia, piscina, sol, poluição e poeira.
Fonte: O São Gonçalo