com pixels que podem ser mover pelas lentes, o sistema as escurece apenas onde é necessário
Uma nova tecnologia desenvolvida por um físico americano dispensa a polarização da luz para criar óculos de sol, utilizando, para isso, lentes LCD, uma câmera e um sistema inteligente de determinação de onde há incidência de raios solares e maior brilho.
Os óculos de sol mais tradicionais, usam a polarização da luz para proteger os olhos dos raios ultravioletas do Sol e do brilho da luz. Entretanto, a tecnologia desenvolvida por Chris Mullin, doutor pela Universidade de
Berkeley, nos Estados Unidos, funciona de uma maneira diferente, "mais eletrônica".
O sistema chamado de Dynamic Eye funciona com o uso de lentes feitas de LCD. O sistema utiliza uma câmera para identificar de onde vêm as maiores intensidades de raios solares, brilhos e reflexos, comandando pixels que podem se locomover pelas lentes, se posicionando na exato local para proteger os olhos do brilho. O Dr. Mullin afirma que "quando não há brilho ou reflexos, os óculos funcionam como óculos de sol normais".
Uma das possíveis aplicações dos óculos de sol poderia ser para motoristas, comenta o site Ecouterre, que poderiam ficar mais "imunes" aos brilhos e reflexos nos demais carros no trânsito e nos edifícios.
Alguns vídeos demonstrativos do sistema estão disponíveis na página do Dynamic Eye, que pode ser acessada pelo link goo.gl/5qEbd. O sistema está ainda em desenvolvimento, mas Dr. Mullin já está também preparando versões especialmente para o Departamento de Defesa do país.
Fonte: Opticanet