22 de Out de 2018
Bruno Guimarães Novaes - Oftalmologista e diretor médico do Hospital Oftalmológico Santa BeatrizO ditado popular “melhor prevenir do que remediar” ilustra bem a relação do ser humano com a medicina, e a saúde dos olhos não é exceção a essa regra. Nor…

❭❭ Leia mais

Reflexões a respeito da melhoria da qualidade de vida

Raquel Rosendo da Silva
Luciana Câmara Fernandes Bareicha

Resumo


A presente pesquisa teve como objetivo geral descrever o papel do pedagogo relacionado à qualidade de vida, obtido após o processo de r…

❭❭ Leia mais

Como posso facilitar a vida de uma pessoa com Visão Subnormal? Os sentidos funcionam de maneira complementar e não isolada, mas visão ocupa um lugar de destaque em relação ao tato, olfato, paladar e audição. Sem ela, os outros sentidos recebem as informaçõ…

❭❭ Leia mais

Diabetes MellitusPor Dra. Lívia Carla de Solza Lassar Bianchi     O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica provocada pela interação entre fatores ambientais e hereditários. É estimado pela Org…

❭❭ Leia mais

Genes envolvidos na patogênese do Diabetes tipo 2Novos estudos apontam para um melhor, mais precoce e seguro tratamento do Diabetes mellitus tipo 2

A elucidação genética de doenças poligênicas de herança complexa como por exemplo o Diabetes mellitus tipo 2 (…

❭❭ Leia mais

Vitrectomia transconjuntival Desde o advento da vitrectomia pars plana em 1970 por Marchemer, avanços tecnológicos no desenho de instrumental cirúrgico tem produzido melhores resultados para os pacientes como também uma maior racionalização dos procedimentos operatórios. No iní…

❭❭ Leia mais

Glaucoma: Doença silenciosa que causa cegueiraO Glaucoma é a principal causa de cegueira em pessoas acima de 50 anos e atinge cerca de 150 milhões de pessoas em todo o mundo. A doença é normalmente bilateral e irreversível, porém, é controlá…

❭❭ Leia mais

Deficiência Visual na CriançaPodemos classificar as deficiência visuais em dois grupos: o das pessoas portadores de cegueira e das pessoas portadores de visão subnormal, podendo ser uma deficiência de origem congênita ou adquirida. Pessoas portadores de cegueira são os indivíduo…

❭❭ Leia mais

Não há quem desconheça o ditado que diz que é melhor prevenir do que remediar. Desculpe o chavão, mas ele cai como uma luva no caso dos acidentes com a visão. Uma grande porcentagem das lesões oculares causadas por esses motivos gera defeitos visuais…

❭❭ Leia mais

A região do corpo mais valorizada quando o assunto é rejuvenescimento ganha atenção especial da medicina. A cirurgia plástica ocular entra em cena para remover pés-de-galinha e rugas sem comprometer o que é mais importante: a sua própria visão. A reg…

❭❭ Leia mais

De olho no cansaço visualSe, ao ler esta matéria, sua vista parecer embaçada, com ardência nos olhos, e você ainda apresentar dores de cabeça, cuidado. Talvez seja a hora de você sair de frente do computador (não sem antes terminar de ler para saber o porquê). Uma pesquisa r…

❭❭ Leia mais

As conseqüências que a perda da visão acarreta podem ser irreversíveis. Médicos não devem se demitir da responsabilidade de ajudar seus pacientes a ultrapassar barreira psicológica 

O paciente chega ao nosso consultório com descolamento de retina no s…

❭❭ Leia mais

Os efeitos visuais da iluminação vêm sendo estudados há mais de 500 anos e existem registros de que Leonardo da Vinci escreveu sobre ruas iluminadas. Com a introdução da iluminação à gás e a luz elétrica, em meados de 1800, o estudo dos efeitos visua…

❭❭ Leia mais

No solstício de verão é muito comum pessoas apresentarem olhos vermelhos, lacrimejamento, fotofobia, blefaroespasmo (pálpebras apertando) e sensação de corpo estranho, 6 a 12 horas após a exposição solar ou de forma cumulativa, à medida que os olhos…

❭❭ Leia mais

O período gestacional é o mais crítico do desenvolvimento humano. Durante essa época se dá a distribuição genética. O indivíduo é resultado dessa combinação única que pode prosseguir com sucesso ou sucumbir. 

Durante o período pré-natal as células com…

❭❭ Leia mais