30 de ago de 2026
Alunos da instituição tiveram oportunidade de serem avaliados por profissionais especializados na área de oftalmologia

Alunos da Escola Municipal Brice Francisco Cordeiro, localizada na Vila Itatiaia III, receberam na manhã desta sexta-feira, 03, o início das atividades do Projeto Boa Visão. O ônibus do projeto, estacionado em frente a unidade educacional, representa a parceria entre Secretaria Municipal de Educação (SME), Fundação Jaime Câmara e Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Os educandos da instituição passaram por triagem e consulta médica com profissionais e técnicos capacitados em oftalmologia. Desenvolvido há 16 anos em escolas municipais, o Boa Visão tem por objetivo promover prevenção, tratamento de doenças oculares, entrega de óculos e cirurgias para casos de glaucoma, problemas na retina e catarata.

De acordo com Marcos Pedro da Silva, diretor do departamento Pedagógico da SME, o projeto é de suma importância para a rede municipal. “Um número significativo de educandos são atendidos pelo Boa Visão, o que representa melhoria da aprendizagem, autoestima desses alunos, e tratamento das doenças”, destaca.

A aluna do sexto ano Bruna Matos de Sousa, de 11 anos, descobriu a necessidade de uso do óculos em 2010 quando o ônibus visitou a instituição. “Não sabia que precisava dos óculos, muitos outros alunos
necessitam e não sabem. Acho importante a vinda do projeto na escola, pois eu já consulto e, se o grau mudar, eu recebo óculos novos”, afirma.

Andréia Bernardes Damázio de Matos, mãe da aluna Ana Clara, de seis anos, acompanhou a filha durante a consulta médica e elogiou a ação. “É a primeira vez que minha filha consulta com um oftalmologista. A
professora percebeu uma dificuldade. Gostei da iniciativa, porque há facilidade no acesso ao serviço, doação do óculos e, se necessário, encaminhamento para cirurgia”, ressalta a mãe.

Projeto

Premiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o projeto atende em unidades volante, ônibus-consultórios, diretamente nas escolas municipais e centros municipais de educação infantil (Cmei) de Goiânia. Em 2012, cerca de 37 mil alunos passaram por triagem, mais de nove mil foram encaminhados para consulta, 3,5 mil óculos foram distribuídos e 214 alunos passaram por cirurgia.









Fonte: Portal da Prefeitura de Goiânia