18 de Abr de 2024

foto portal
foto portal

Os olhos são os principais responsáveis pelo nosso contato com o mundo externo, mas para manter nossa visão saudável, livre de alergias, infecções e doenças oculares que, inclusive, pode levar à cegueira, é indispensável tomar alguns cuidados. Veja a lista de atitudes que vão te ajudar a preservar a saúde da sua visão:

Visite um oftalmologista regularmente

Consultas de rotina, ao menos uma vez ao ano, são fundamentais para diagnosticar doenças silenciosas, como o glaucoma, que pode levar à cegueira.

Durma no mínimo oito horas por dia

O sono influencia diretamente no cansaço do corpo e dos olhos. Por isso, dormir menos de oito horas por dia pode causar vermelhidão ocular, vista cansada e inchaços.

Tenha uma alimentação balanceada e saudável

Hábitos alimentares saudáveis também te ajudam a enxergar melhor. A ingestão de vegetais verdes escuros e de peixes, por exemplo, é indicada pois conta com vitaminas benéficas para a retina.

Evite coçar os olhos

O ato de coçar os olhos constantemente, além de machucar, também pode contaminar os olhos e causar deformidades na córnea.

Não se esqueça dos óculos escuros

Óculos com proteção UV devem ser usados sempre, mesmo na aparente ausência do sol. Isso porque a luz ultravioleta, presente inclusive em dias nublados, é prejudicial às células da retina. Além disso, também pode provocar catarata precoce e o desenvolvimento de doenças degenerativas de retina.

Se precisa de óculos de grau, não deixe de usá-los

Usar seus óculos de grau de acordo com a necessidade é muito importante para evitar problemas oculares ainda maiores, além de incômodos, como dores de cabeça e cansaço das vistas.

Não descuide durante o tempo seco

A baixa umidade do ar pode causar irritação, ardência e vermelhidão ocular. Por isso, ventiladores e ar condicionados devem ser evitados, pois ressecam ainda mais a região.

Com alguns hábitos de vida você garante mais qualidade e conforto para sua visão e também para a visão de quem você ama.

 

 

 

 

Fonte: Portal Olhos