16 de Abr de 2024

Primeiro equipamento do Estado do Rio de Janeiro e o sétimo do Brasil estará disponível para cirurgias apenas na unidade do Hospital da Gamboa 

IORJ

O Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro (IORJ) acaba de investir em uma nova tecnologia: NGENUITY® 3D Visualization System. Trata-se de um novo equipamento específico para cirurgias oftalmológicas em 3D e o mais moderno do mercado. No Brasil, existem apenas sete unidades. No Estado do Rio de Janeiro, o primeiro equipamento está disponível no IORJ, unidade Hospital da Gamboa. O NGenuity é produzido pela empresa Alcon/Novartis.  

Segundo os especialistas em Retina e Vítreo, Dr. Almyr Sabrosa e Dr. Nelson Alexandre Sabrosa, a aquisição deste aparelho é um grande avanço para o mercado oftalmológico no Rio de Janeiro. “Poder oferecer uma cirurgia mais segura com o uso do NGenuty, que é o sistema 3D para cirurgias, principalmente, para as doenças da retina e vítreo, é incrível. É a certeza de que estamos no caminho certo para cumprir com a nossa missão de oferecer o que há de melhor para cirurgias oftalmológicas. Um avanço como este não deve ficar restrito a cirurgias apenas no sistema privado, por isso, utilizaremos a tecnologia no Hospital da Gamboa; ” explica o Dr. Nelson Sabrosa.

O aparelho 3D proporciona uma visão mais completa da informação cirúrgica em tempo real, viabiliza um melhor fluxo do trabalho, e possibilita ao cirurgião maior chance de sucesso cirúrgico. Segundo o Dr. Almyr Sabrosa, o equipamento é uma grande novidade que proporcionará ao médico uma melhor visualização, mais segurança e mais conforto na prática, além de agregar um fantástico benefício quando também relacionado à educação de novos profissionais. “Com essa nova tecnologia a tendência de que todas as cirurgias oftalmológicas, inclusive a cirurgia de catarata, sejam feitas no sistema 3D.

“Certamente, o aparelho vem para mudar o padrão das cirurgias na cidade, em especial, as cirurgias vitreo-retinianas. Já estamos programando a realização de cursos específicos para oftalmologistas, fellows e residentes no próximo ano, para que também tenham acesso à tecnologia. É o que há de mais moderno em cirurgia oftalmológica no momento; ” afirma o Dr. Almyr Sabrosa.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação do IORJ