29 de Mar de 2024

A retina é considerada a parte mais importante do olho. Por isso, seu descolamento pode ser um grande problema 

O que é

O descolamento de retina é o desprendimento da camada do fundo do olho que transforma a luz nos impulsos elétricos que nosso cérebro usa para formar imagens. Em outras palavras, se nosso olho fosse uma câmera fotográfica, a retina seria o filme.

Causas

O descolamento da retina pode ocorrer por várias razões. Pode ser espontâneo, quando a retina apresenta degenerações que podem esgarçar, formando buracos por onde passa líquido aquoso. Esse líquido altera a sua posição no fundo do olho. É o que ocorre, por exemplo, nos olhos míopes. Mas também pode ocorrer por traumas que rompam a retina, ou por doenças que a façam sair da sua posição. É o caso das inflamações intraoculares e das complicações da retinopatia diabética, por exemplo.

Tratamento 

Os casos de descolamento de retina são tratados com cirurgia. Para isto, existem várias técnicas. Às vezes, são necessárias várias cirurgias, mas a reaplicação da retina tem sucesso em cerca de 90% dos casos. Os primeiros 40 dias são cruciais: deve-se seguir rigorosamente as orientações do médico, como a manutenção das posições de cabeça na hora de repousar.

Sintomas:

– Visão de manchas

– Perda de parte do campo de visão

– Visão de flashes ou embaçamento súbito

Nestes casos, o paciente deve ser examinado, com a dilatação da pupila, por um especialista o quanto antes. Quanto mais precoce for feito o diagnóstico do descolamento da retina, melhores são os resultados da cirurgia.

 

 

 

 

Fonte: Visão Laser