20 de Abr de 2024

Proteger sua visão vai além de escolher uma lente de qualidade e consultar sempre seu oftalmologista. Os alimentos são companheiros para garantir a saúde da sua vista e combater problemas como a secura ocular.

Abaixo, você confere uma lista com dez alimentos que podem te ajudar:

1 – Cenoura

Quem nunca ouviu da vovó que a cenoura “faz bem aos olhos?” Saiba que isso é verdade! Não só as cenouras, como também, outras frutas de cor laranja. Isso se deve a presença de antioxidantes naturais que protegem o olho, além da concentração de vitamina A.

2 – Folhas verdes

Verduras de tonalidade mais escuras como espinafre, couve e brócolis devem fazer parte do seu cardápio sempre. Esses alimentos contêm antioxidantes que reduzem os danos provocados por radicais livres.

3 – Peixes

A carne do peixe além de mais leve e saborosa contém Ômega 3 e Ômega 6, substâncias que ajudam a combater a Síndrome do Olho Seco. Algumas espécies de peixe ainda fornecem vitaminas A, B6, B12, C, D, E, além de minerais e ácidos graxos que trazem benefícios para a saúde de todo o corpo.

4 – Ovos

A gema do ovo conta com uma concentração abundante de luteína, zinco e zeaxantina que contribuem para evitar a degeneração macular relacionada ao avanço da idade.

5 – Frutas vermelhas e cítricas

A riqueza de vitamina C presente em frutas vermelhas e cítricas como o limão e a laranja previnem doenças oculares como o glaucoma.

6 – Alho e Cebola

Fontes ricas de cálcio, fósforo e vitaminas B e C, esses alimentos ajudam a dilatar os vasos sanguíneos diminuindo a pressão arterial e combatendo o glaucoma e o derrame ocular.

7 – Azeite

Mais um alimento rico em Ômega 3.  Ele ajuda a combater a degeneração macular e a Síndrome do Olho Seco.

 

 

 

 

Fonte: Portal Hoya