28 de Mar de 2024

Quando falamos em olhos, existem algumas partes que são mais lembradas do que outras. Você sabe para que elas servem?

Cílios

São os pelinhos que ficam em volta do globo ocular e servem como um filtro para proteger o interior dos seus olhos de sujeiras, principalmente, que podem causar irritação ou infecção.

Pálpebras

São os tecidos responsáveis por “abrir” ou “fechar” os olhos. As nossas “cortinas” naturais. Sua principal função é distribuir a lágrima por todo o olho para limpá-lo e lubrificá-lo, além de, é claro, bloquear a luminosidade enquanto estamos dormindo.

Córnea

A córnea é um tecido transparente que cobre o globo ocular e é responsável por focalizar a luz que chega aos olhos. Também responsável por protegê-los de traumas e contaminações.

Íris

Quando falamos em cor dos olhos, geralmente falamos na cor da íris. Nela, há diversos músculos responsáveis por abrir ou fechar a pupila (a abertura central da íris) de acordo com a luminosidade do ambiente.

Deu pra matar um pouquinho da curiosidade? Além dessas partes, ainda compõem os olhos: esclera, conjuntiva, retina, cristalino, humor vítreo, coroide, nervo óptico e glândula lacrimal.

 

 

 

 

Fonte: Portal Lentes Hoya