16 de Abr de 2024

Equipe de 25 especialistas do Grupo Opty compartilha conhecimento em congresso do CBO

Palestrantes, debatedores, apresentadores e coordenadores. Serão diversos os papéis da equipe de 25 oftalmologistas do Grupo Opty que se prepara para ir ao 62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia 2018, que reunirá em Maceió mais de três mil oftalmologistas de 5 a 8 de setembro, para discutir inovações na área, participar de cursos que vão do básico ao avançado, e discutir ações de valorização profissional. Entre as atividades relacionadas ao evento está o atendimento gratuito de quinhentas pessoas, entre crianças e idosos, de instituições de caridade locais.

O Hospital de Olhos Santa Luzia (HOSL), empresa do Grupo Opty, participará ativamente dessa ação social, promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A instituição cederá a unidade na Gruta de Lourdes e sua moderna infraestrutura para a realização dos atendimentos. No sábado, dia 1º de setembro, serão realizadas 100 consultas previamente agendadas de pessoas de duas entidades beneficentes selecionadas: Lar São Domingos, que atende crianças de 6 a 12 anos, e Lar São Francisco de Assis para Idosos. Uma equipe qualificada composta por nove médicos e 30 funcionários do HOSL estará envolvida nas atividades.

Os pacientes que necessitarem de lentes corretivas ganharão óculos de empresas parceiras na ação do CBO, enquanto os que forem orientados a realizar procedimentos e exames complementares terão atendimento agendado no Sistema Único de Saúde (SUS) imediatamente.

"Ficamos honrados em participar de uma ação como esta proposta pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. É uma oportunidade ímpar de levarmos informação sobre saúde ocular à população carente e poder fazer a diferença em casos de diagnóstico precoce das doenças que afetam os olhos", comenta o Dr. Isaac Ramos, oftalmologista e diretor médico do Hospital de Olhos Santa Luzia (HOSL).

No Congresso CBO

Um grupo de dez oftalmologistas de unidades brasilienses do Grupo Opty estarão no evento. Entre os especialistas do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB) estão o Dr. André Gustavo Rolim de Araújo, que será um dos discutidores do tema "Opções de LIO e profissões"; e o Dr. Canrobert Oliveira, discutidor dos temas "Quem opera esse caso?" e "Pérolas: precisamos falar mais sobre isso". A Dra. Patrícia Moitinho Ferreira será coordenadora e palestrante das sessões de aulas formais sobre "Plástica Ocular para o Oftalmologista Geral".

Já o Dr. Patrick Frensel de Moraes Tzelikis será discutidor de "LIOS Tóricas" e apresentador de "Princípios da Facoemulsificação e Parâmetros dos Aparelhos". Por sua vez, o Dr. Sergio Luiz Kniggendorf debaterá sobre descolamento de retina. Também do HOB, a Dra. Luciene Barbosa de Sousa será professora no Curso Fundamentos de Oftalmologia. Entre diversas atividades, a especialista será a entrevistada sobre o tema "Controvérsias no Ceratocone". Coordenadora do Simpósio da Associação Pan Americana de Banco de Olhos (APABO), palestrará sobre "Transplantes lamelares e Bancos de olhos no Brasil".

Do Instituto Oftalmológico de Brasília (INOB), estarão presentes o Dr. Daniel Moon Lee, avaliador na sessão de Encontro com o Autor (SEA) e discutidor do painel "Opções de LIO e profissões"; e a Dra. Micheline Borges Lucas Cresta, debatedora no Simpósio da Associação Pan Americana de Banco de Olhos (APABO). Já o Dr. Ricardo Yuji Abe, que atua no HOB e no INOB, será palestrante em dois painéis no Dia Especial de Glaucoma.

O Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem contará com oito oftalmologistas no congresso. O Dr. Angelino Júlio Cariello será discutidor do tema "Resolvendo os Problemas das Vias lacrimais" e palestrante sobre obstrução lacrimal congênita, além de coordenador das aulas de "Plástica Ocular para o Oftalmologista Geral".

A Dra. Cleusa Coral-Ghanem debaterá sobre casos desafiadores no consultório, além de palestrar sobre temas variados, tais como "Adaptação Pós-transplante de Córnea" e "Adaptação Pós-anel Instra-estromal". Entre as atividades do Dr. Emir Amin Ghanem está a coordenação da aula "Princípios da Facoemulsificação e Parâmetros dos Aparelhos" e a palestra "Conduta na Ruptura da Cápsula Posterior". Palestrante do tema "FACO e Glaucoma - Revisão Rápida: FACO vs. Complicações Retinianas em Pacientes Jovens", o Dr. Fernando José De Novelli participará de uma série de debates.

O Hospital de Santa Catarina também estará representado pelo Dr. Ramon Coral Ghanem, que participará de debates e ministrará palestras como "Até Aonde Posso ir na Córnea? Limites e Segurança", "Gestão SOBLEC 2018-2020" e "Infiltrado adenoviral crônico, refratário com Baixa AV – PTK/PRK". 

Além de discutidor, o Dr. Ricardo Suzuki será o entrevistador em "Diagnóstico e Tratamento do Glaucoma". Já o Dr. Tiago Arantes participará das discussões e será palestrante do Curso Fundamentos da Oftalmologia. Ele estará, ainda, à frente da coordenação do painel sobre casos desafiadores e do Simpósio da Sociedade Brasileira de Uveítes. O Dr. Vinícius Coral Ghanem também atuará como discutidor e palestrante, em temas relacionados à cirurgia refrativa, presbiopia e ceratocone, entre outros.

O DayHORC levará três especialistas a Maceió. A Dra. Camila Koch será palestrante sobre "Baixa acuidade visual súbita em mulher jovem", além de participar da exibição do pôster "Enfisema orbitário espontâneo" e de apresentar um painel sobre situações especiais em cirurgias de catarata. Por sua vez, a Dra. Lilian Sameshima apresentará temas relacionados a oculoplástica e ptose de supercílios.

A Dra. Andreia Urbano atuará como palestrante nas sessões de aulas formais "Biometria de A Z (Catarata – SAF2)", assim como o Dr. Isaac Ramos, do Hospital de Olhos Santa Luzia (HOSL), que falará sobre medida do comprimento axial. A Dra. Urbano marcará presença no Simpósio Norte Nordeste de Oftalmologia. Também da Bahia, representando o Instituto de Olhos Freitas, Dr. Herbem Maia será discutidor no painel "Finesse em Procedimentos Estéticos".

Do HCLOE, estará presente a Dra. Regina Cele, que ministrará uma palestra sobre opções de tratamento de glaucoma na infância, além de ser convidada do Simpósio da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica para discutir sobre "Bebê com aumento do diâmetro corneano". Também representando a instituição paulista, a Dra. Marina Brandão Schmidt atuará como palestrante na aula de "Plástica Ocular para o Oftalmologista Geral", com o tema "Semiologia de Pálpebra".

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação do Grupo Opty