28 de Mar de 2024

Projeto engloba uma série de ações promovidas pelo HOB e Grupo INOB, empresas do grupo Opty

Com 100 anos de idade, Francisca Xavier está emocionada. Com a ajuda de óculos, a partir de agora, poderá fazer o que sempre gostou: ler o jornal. “É uma felicidade muito grande, em toda minha vida nunca tive uma alegria como essa”, disse ao receber o presente. Francisca está entre os 70 idosos do Asilo Bezerra de Menezes, em Sobradinho, beneficiados por um conjunto de ações promovidas pelo Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB) e o Grupo INOB, empresas do Grupo Opty. O objetivo é levar, gratuitamente, atendimento oftalmológico aos moradores da instituição, melhorando a saúde e a qualidade de vida.

Na primeira visita dos médicos ao asilo, foi realizado um check-up oftalmológico e o levantamento das necessidades desses idosos em relação à saúde ocular. “O Opty tem essa responsabilidade social com a comunidade em que está inserida. Na avaliação de refração, constatamos que 18 idosos precisavam de óculos, e agora estamos entregando o material e devolvendo a visão para essas pessoas. Como próximo passo, no dia 15, receberemos dez idosos no HOB para a realização do exame pré-operatório de catarata. Os médicos vão avaliar o grau e o tipo de lente intraocular que eles precisam. Com isso, buscaremos apoio para realizarmos a cirurgia”, explica Richard Lahoz, diretor da regional Centro-Oeste do Grupo Opty.

Para Inês Miranda, diretora do Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, ações como essa são importantes porque, além de devolver a visão aos idosos, melhoram a autoestima e estimulam a interação social dos moradores. “Todos precisam da visão para realizar suas tarefas e viver com qualidade e dignidade. Aqui abrigamos pessoas que não têm acesso a esse tipo de serviço com facilidade. Antes dessa mobilização, muitos não enxergavam e agora estão conseguindo ver, ler e ainda poderão realizar suas atividades, como artesanato, música, cuidar das plantas e da horta. Olhar para o rosto de cada um e ver esta felicidade é muito gratificante. Só temos que agradecer. Eles estão vivendo novamente”, comemorou Miranda.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação do Grupo Opty