28 de Mar de 2024

Dores na coluna e no pescoço, desconforto nos músculos das mãos e vista cansada são apenas alguns dos incômodos mais comuns experimentados a curto prazo com o uso excessivo de smartphones

Um novo estudo, no entanto, mostra que os prejuízos podem ir muito mais além. De acordo com a pesquisa, publicada na revista Scientific Reports, passar muito tempo diante da tela do smartphone pode causar morte de células da retina. Em outras palavras: provocar cegueira irreversível.

Luz do celular pode causar cegueira

Os cientistas descobriram que a luz azul emitida pelos aparelhos não é bloqueada pela córnea e pela retina, que ficam vulneráveis à forte iluminação e sofrem com a morte de células fotorreceptoras. O resultado seria a degeneração macular, responsável pela cegueira. Segundo o trabalho científico, o contato direto e constante da retina com a luz azul do celular desencadeia reações que destroem células da retina. E o processo é irreversível, já que elas não se regeneram.

O levantamento ainda aponta que o recomendável seria que as pessoas usassem óculos com lentes que filtram luz UV e luz azul ao permanecerem muito tempo diante das telas de smartphones e tablets. Além disso, evitar o uso de aparelhos do gênero no escuro diminuiria os riscos de danos à visão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Portal Vix