18 de Abr de 2024

Crianças com Síndrome de Down têm maior tendência em desenvolver problemas de visão, dificuldade que acaba afetando o aprendizado e a interação social. Os distúrbios mais comuns são estrabismo, miopia, blefarite (inflamação das margens das pálpebras), nistagmo, obstrução das vias lacrimais, ceratocone, além de catarata e glaucoma.

As doenças podem ocorrer em qualquer fase da vida, inclusive alguns bebês já podem apresentar catarata ou outras alterações desde o nascimento. Recomenda-se que as crianças com Down passem por exame oftalmológico nos primeiros seis meses de vida e depois mantenham acompanhamento conforme orientações do oftalmopediatra.

Muitas dessas alterações podem ser corrigidas com o uso de óculos ou por meio de procedimentos cirúrgicos.

Criança com Síndrome de Down usando óculos

Síndrome de Down

A Síndrome de Down ou Trissomia do Cromossoma 21 é uma alteração genética caracterizada pela presença de um cromossomo extra nas células de um indivíduo. Tal condição causa problemas no desenvolvimento corporal e cognitivo, promovendo características típicas e em diferentes graus. Tal condição na criança acontece, na maioria dos casos, por uma combinação aleatória de chances.

 

 

 

Fonte: ISO Olhos