29 de Mar de 2024

Transplante de membrana amniótica tem permitido fechar buraco macular na retina, um problema de visão grave. Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte anuncia que já fez quatro cirurgias com esta técnica

O serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), anunciou que está realizando um tratamento inovador para fechar buraco macular na retina, um problema de visão grave, com um transplante de membrana amniótica.

Em comunicado, o CHULN revela que realizou quatro destas cirurgias nos últimos meses e “prevê realizar mais três transplantes até ao final de janeiro com esta técnica inovadora, usada em poucos centros a nível mundial, que se mostra 100% eficaz em casos que até há pouco tempo não tinham solução”. Na mesma nota, explica-se que o buraco macular atinge a parte central da retina, que é responsável pela visão fina, central e das cores.

Desde 1990 que existem técnicas cirúrgicas para tratar este problema em algumas situações, com uma taxa de sucesso de cerca de 90%. Contudo, nos casos em que os buracos maculares tinham grandes dimensões, “não havia mais tratamento possível”, refere o centro hospitalar. A partir de 2017 surgiram técnicas para estes casos particulares, como o transplante de retina autólogo, mas em meados de 2019 o CHLN passou para o fechamento do buraco macular com transplante de membrana amniótica.

O comunicado adianta que das quatro cirurgias realizadas com esta técnica, todas tiveram “100% de sucesso”. “Muito recentemente passamos a realizar uma intervenção ainda mais eficaz, com membrana amniótica, da placenta”, explica na nota Mun Faria, coordenadora do departamento de Retina Cirúrgica.

A médica acrescenta que colocam uma porção de membrana no buraco macular e que têm conseguido uma taxa de fechamento de 100%, “com os doentes a recuperarem a visão”. “Sabemos que quando há lesão num tecido nervoso não há recuperação. O globo ocular tem na sua zona central uma extensão do sistema nervoso, com camadas de células nervosas. Conseguindo estes resultados, não só tratamos os doentes como podemos abrir perspectivas para novos tratamentos neurológicos”, conclui Mun Faria.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: publico.pt