28 de Mar de 2024

Médico aponta cuidados simples e preventivos para enxergar bem

06 dicas para manter sua visão saudável até a velhice

Passar boa parte do tempo com os olhos grudados em equipamentos eletrônicos pode desenvolver doenças oculares. De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia, em 2050, 49% da população terá miopia – dificuldade de enxergar de longe. Isso acontece, quando o formato do globo ocular é mais longo do que deveria ser. Ou seja, a imagem não é formada corretamente na retina. “Nós chamamos isso de comprimento axial”, conta Dr. Ricardo Cebrian, oftalmologista. Ele afirma que os principais sintomas da miopia são a dificuldade para enxergar de longe e o hábito de espremer os olhos e franzir a testa para tentar enxergar melhor.

Em geral, a miopia tem início na infância e aumenta progressivamente até perto dos 15 anos. O grau se estabiliza entre 19 e 21 anos. Mas, o que muitas pessoas não sabem, é que o aumento no uso de telas – celulares, vídeo game, tablets e computadores – tem contribuído para uma maior incidência da doença. “O uso de telas pode aumentar o grau da miopia porque atrás da íris, nós temos um músculo chamado ciliar. Ele precisa se contrair para dar o foco de perto. Estudos já mostraram que a contração prolongada desse músculo libera fatores que fazem o olho crescer mais. E isso aumenta o grau da miopia”, aponta Dr. Ricardo, que também alerta os pais e responsáveis para adotar medidas preventivas para evitar problemas maiores. Entre elas estão ensinar crianças e adolescentes a esticar o braço para aumentar a distância da tela do rosto e diminuir o tempo de uso.

Já os adultos, que também podem ter a visão prejudicada pelo uso excessivo do computador, devem fazer intervalos periódicos. “Minha recomendação é que a cada trinta, quarenta minutos na tela, a pessoa interrompa o trabalho por dois a três minutos. Nesse momento, ela deve olhar para um ponto mais distante possível, para relaxar o músculo ciliar”, recomenda o oftalmologista.

Recomendações

O tratamento da miopia possui diversas opções:

A primeira e, também, a mais usada, são os óculos, e as lentes de contato. Mas existe a opção da cirurgia refrativa – feita a laser – e a cirurgia para implante de lente. Esse caso é mais indicado para pessoas com grau elevado de miopia, acima de nove. “Atualmente existem estudos sendo desenvolvidos e já validados para o uso de colírio que diminui a velocidade de crescimento do grau da miopia. Nesses casos, a gente pode começar o uso do colírio, com acompanhamento médico semestral para verificar se o tratamento está adequado”, completa Cebrian.

É importante ressaltar que o acompanhamento da visão deve ser feito desde o nascimento. Mesmo com poucos meses de vida há instrumentos e formas de avaliar como a criança enxerga. No início da vida escolar da criança e na alfabetização, o médico oftalmologista deve ser consultado. E, para manter a qualidade da visão até idades mais avançadas, o médico recomenda:

  • Fazer consultas anuais com seu médico oftalmologista;
  • Confiar no seu médico oftalmologista e seguir as suas orientações;
  • Se for necessário usar óculos de lente corretiva, que eles sejam feitos em óticas de qualidade e confiança;
  • Usar óculos escuros com proteção a radiação ultravioleta
  • ;Não coçar os olhos. Algumas doenças podem ser desencadeadas em pessoas que tem o hábito de coçar os olhos;
  • Não usar colírios que tiram a vermelhidão e clareiam os olhos. O uso contínuo pode irritar a superfície do olho ainda mais.

 

 

 

 

Fonte: Portal G1