28 de Mar de 2024

Em outubro, o Opty Cast entrevista o chef Claude Troisgros, conhecido por seus programas na TV e diversos restaurantes de sucesso. O que um chef de cozinha está fazendo em um podcast sobre saúde ocular? Gastronomia é sobre paladar, mas também sobre visão, é multissensorial. Seja um chef profissional ou amador, ou mesmo alguém lutando pela sobrevivência na cozinha, um aprendiz durante essa pandemia, não diz o ditado que as pessoas comem primeiro com os olhos? Falando sobre a apresentação da comida, seu aspecto, a importância da disposição no prato para despertar o interesse em comê-la, é possível demonstrar o quanto a visão e o cuidado com os olhos são importantes na gastronomia e na vida.

E o tema gastronomia vai permear a maior parte do bate-papo liderado pelo diretor médico do Grupo Opty, Dr. Jonathan Lake, que também conversa com a oftalmologista Cristine Libório, do Instituto de Olhos Villas, empresa Opty na Bahia, especialista em córnea, cirurgia refrativa e lentes de contato, além de ser uma apreciadora de boa comida que gosta de cozinhar. Terceira geração de chefs e pai de uma nova cozinha brasileira implementada nos anos 80, o chef Claude conta que nunca cozinhou tanto em casa quanto nesses tempos de pandemia. Durante a conversa, ele comenta como pratos caseiros podem ser atrativos visualmente, e como cozinhar mexe com os sentidos, não somente o cheiro e a visão, mas até a audição, por meio de uma história bem peculiar que aconteceu em um de seus programas de TV.

Os óculos os acompanham há mais de 40 anos na cozinha: “Vocês não imaginam a quantidade de óculos que uso por ano!”, revela sobre as trocas frequentes de lentes. A Dra. Cristine aproveita para comentar sobre erros de refração, mas também conta que um dos aprendizados de sua quarentena foi o “melhor vatapá do mundo”, receita de sua mãe – enquanto o chef Claude relata não ser nada simples replicar a boa comida baiana. O programa também traz uma boa analogia entre sarapatel e cirurgia refrativa. Confira!

Como a melhor forma de prevenção e combate a doenças é a informação, Opty Cast é o podcast do Grupo Opty. A série de programas apresenta assuntos que relacionam a saúde ocular a diversos aspectos do dia a dia, em uma iniciativa pioneira focada no público em geral. Disponível nas plataformas Spotify, Anchor e também no site https://opty.com.br/podcast/.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: assessoria de comunicação do Grupo Opty