28 de Mar de 2024

Médico explica como evitar a fadiga ocular e outras doenças

Estamos vivendo tempo difíceis, de mais trabalho e muitas tarefas. Você sabia que o estresse também pode afetar sua visão? Ele pode desencadear a chamada Síndrome da Fadiga Ocular, onde há um cansaço dos músculos internos dos olhos responsáveis por focar as imagens. “A fadiga ocular é uma condição que aumentou muito na pandemia, pela intensificação do uso de dispositivos eletrônicos e por ambientes de trabalho fechados”, conta o médico Dr. Murilo Dallarmi Carneiro. Ele afirma que, tanto o cansaço físico, quanto mental, associado ao ambiente de trabalho onde nossas atividades são desempenhadas, são fatores de desenvolvimento da Síndrome da Fadiga Ocular. “Não é só nosso corpo que cansa. Nossos olhos também”, completa o médico.

Além do tempo em telas de computadores e celulares, outros fatores capazes de agravar o cansaço dos olhos estão relacionados a qualidade do ambiente, como a quantidade de poeira, fumaça – de cigarro, por exemplo – poluição, ar condicionado, e até mesmo ventiladores. Os principais sintomas da fadiga ocular são:

  • Dores de cabeça;
  • Embaçamento visual;
  • Perda de foco da visão;
  • Olhos irritados e avermelhados;
  • Espasmos na pálpebra

Para o Dr. Murilo, o estresse é um dos maiores males que enfrentamos hoje em todo o mundo. E, embora não seja considerado uma doença propriamente dita, pode levar até a doenças mais severas como a retinopatia serosa central – quando ocorre um vazamento de teor líquido, através dos vasos, na região da mácula. A mácula é a região central do fundo do olho. Ela nos dá a visão dos detalhes, da leitura. Por conta disso, a visão pode se apresentar distorcida e borrada.

Evite danos à visão causados pelo cansaço

Para o Dr. Murilo, existem medidas simples para combater a fadiga ocular e elas podem ser aplicadas no dia a dia. São elas:

  • Utilizar umidificadores de ar no ambiente – melhora a umidade também nos olhos;
  • Aplicar a regra dos 20 – a cada 20 minutos de trabalho, descansar os olhos por 20 segundos olhando para uma distância de seis metros, com piscar frequente;
  • Adequar a iluminação do ambiente;
  • Ajustar a distância da tela do computador e as configurações de exibição

Brilho: ajuste o brilho do monitor para que seja aproximadamente o mesmo da sua estação de trabalho ao redor. Como teste, observe o plano de fundo branco desta página da Web. Se parecer uma fonte de luz, é muito brilhante. Se parecer opaco e cinza, pode estar muito escuro.

Tamanho e contraste do texto: ajuste o tamanho e o contraste do texto para maior conforto, especialmente ao ler ou compor documentos longos.

Temperatura da cor: reduzir a temperatura da cor da tela diminui a quantidade de luz azul nociva emitida por uma tela colorida para melhor conforto de visualização a longo prazo.

Piscar adequadamente: está comprovado que o uso de telas diminui em cinco vezes a frequência do piscar. A recomendação é piscar ao menos 15 vezes por minuto. Compressas geladas aliviam o cansaço. Lágrimas artificiais – se você tiver sintomas de olho seco, pergunte ao seu médico oftalmologista sobre lágrimas artificiais para uso durante o dia. Ele vai receitar colírios específicos, que não tem ligação com os formulados para remover vermelhidão dos olhos. Boa qualidade do sono. Não adianta seguir as recomendações se a pessoa dorme mal, ou pouco.

Fonte: Portal G1