28 de Mar de 2024

Catarata e presbiopia sem correção lideram ranking mundial. Fake viraliza nas redes contra a saúde ocular. Saiba se prevenir

fdbf0ec0 9c0e 0137 e7b7 6231c35b6685 minified

Estudo inédito publicado na revista The Lancet revela crescimento de novos casos de cegueira e deficiência visual evitável no mundo todo entre 2010 e 2019, apesar da prevalência se manter estável. Os pesquisadores afirmam que o levantamento teve como base 520 fontes populacionais e contraria a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de reduzir a deficiência visual em 25% entre 2010 e 2019. A pesquisa mostra que a maior causa de cegueira tratável no mundo é a catarata. Responde por cerca de 45% dos 33,6 milhões de casos de perdas da visão.

Segundo o oftalmologista Dr. Leôncio Queiroz Neto no Brasil o índice é um pouco mais alto. O último censo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) do qual faz parte, mostra que a catarata responde por 49% da cegueira no país, embora o número de cirurgias tenha dobrado entre 2009 e 2019. O médico explica que por aqui a velocidade do envelhecimento que avançou 160% em 10 anos, explica esta prevalência. Isso porque, o envelhecimento é a principal causa da doença que torna o cristalino opaco e tem como único tratamento uma cirurgia em que a lente opaca do olho é substituída pelo implante de uma lente intraocular.

Os primeiros sinais da doença são: troca frequente de óculos, dificuldade de dirigir à noite, enxergar halos ao redor da luz, visão embaçada e perda da visão de contraste. O oftalmologista diz que o diagnóstico é feito durante uma consulta de rotina e o momento certo de operar é quando a visão começa dificultar a realização das atividades  no dia a dia.

Fake viraliza na rede social

Queiroz Neto conta que recentemente viu na rede social um vídeo onde é apresentado um polivitamínico que previne e retarda oito doenças oculares sem risco de cirurgia: DMRI, Catarata, Irritações Oculares, Vista Cansada, Miopia, Retinopatias, Retinose e Mosca Volante. O vídeo conta com a participação de várias pessoas afirmando que tiveram melhora da visão usando o polivitamínico, e “médicos” atestando a qualidade do produto. O oftalmologista alerta que não existe outro remédio para catarata além da cirurgia. Pior, a maioria das doenças citadas nesta fake causam perda irreparável da visão. “A retinose é uma doença genética que geralmente tem como primeiro sinal a dificuldade de enxergar à note”, alerta o especialista.

Ranking

Em 2020 dos 33,6 milhões dos casos de cegueira no mundo a catarata é responsável por 15,3 milhões, o glaucoma por 3,6 milhões, os vícios de refração não corrigidos por 2,3 milhões, a degeneração macular por 1,8 milhão e a retinopatia diabética por 900 mil casos. “As doenças oculares geralmente não dão sinais logo no início e podem causas danos irrecuperáveis. Por isso a partir dos 40 anos é recomendável passar por exame oftalmológico anualmente”, salienta.

Comida para os olhos

Segundo Queiroz Neto o que você come influi na saúde de seus olhos. No verão que se aproxima não é só óculos de sol, chapéu ou boné que protege os olhos da radiação solar. A alimentação pode melhorar a qualidade da lágrima, ter efeito antioxidante, aumentar a imunidade, evitar o estreitamento dos vasos, melhorar a circulação e fortalecer a imunidade. A primeira dica do oftalmologista para proteger os olhos com o que você come é substituir o arroz e o trigo processados por grãos integrais, inserir folhas verdes escuras e peixes gordurosos como bacalhau, sardinha, salmão, cavala e atum na dieta. Os alimento de cor laranja - mamão, cenoura, manga, bem como as frutinhas vermelhas e as cítricas ricas em vitamina C completam seu cardápio para proteger todo o sistema ocular de degenerações precoces conclui. 

Fonte: assessoria de comunicação do Instituto Penido Burnier