29 de Mar de 2024

Os últimos dias foram repletos de novos rumores relacionados aos primeiros óculos de realidade mista da Apple, que poderão se destacar pelo alto poder de processamento e outros recursos inovadores. Porém, a companhia também planeja um segundo produto diretamente relacionado com a visão humana: os Apple Glasses, como são conhecidos até o momento, são esperados até 2025. Novas patentes registradas pela Maçã indicam que o produto poderá ser capaz até mesmo de corrigir problemas de visão.

Esse recurso seria voltado para pessoas diagnosticadas com miopia, presbiopia ou condições semelhantes, e os óculos atuariam de acordo com o que diz a receita médica de cada usuário. O segredo estaria em um sistema com várias camadas de lentes de cristal líquido, capazes de se movimentar e mudar suas propriedades ópticas após a passagem de uma corrente elétrica.

b_300_0_16777215_00_https___t.ctcdn.com.br_itobwHBSGeommaWNo4lQYibDIhY=_1024x0_smart_i549903.jpeg

Patente demonstra capacidade de adaptação das lentes para corrigir problemas de visão (Imagem: Apple Insider)

Com isso, seria possível resolver um dos problemas mais frequentes relacionados a óculos inteligentes (e também a headsets AR/VR): usuários com problemas de visão precisam utilizar seus óculos de grau em conjunto com os acessórios adicionais, o que pode se tornar bastante desconfortável, ou até mesmo impossível em determinados casos. É muito provável que essa função só seja disponível com a devida prescrição de um oftalmologista, já que o uso de óculos de grau com lentes fora dos conformes necessitados pode até mesmo agravar problemas de saúde ocular. De qualquer forma, a tecnologia poderá ser um grande avanço na área, já que não seria mais necessária a produção de novas lentes a cada vez que é feita uma visita em um médico especialista.

Apple Glasses devem chegar apenas em 2025

b_300_0_16777215_00_https___t.ctcdn.com.br_hiqsbsw4H_SIZdAM4Y25U76Gpds=_660x0_smart_i549906.png

Óculos poderão ter projeção em 8K e 120 Hz (Imagem: Phone Arena)

Mesmo assim, essa realidade ainda pode estar um pouco distante: os Apple Glasses têm seu lançamento previsto apenas para 2025, e muitos fatores podem mudar essa data ao longo dos próximos anos. Algumas especificações rumoradas para o produto incluem armações de plástico ou metal, lentes com projeção em 8K, taxa de atualização de 120 Hz e conectividade Wi-Fi 6E, entre outros recursos — porém, com tanto tempo faltando para a apresentação, esses detalhes podem ser alterados durante o desenvolvimento dos óculos.

Além disso, o registro de patentes não significa necessariamente que os recursos serão usados, já que é preciso fazer uma série de testes internos relacionados com viabilidade comercial e estrutural. As documentações também servem como um aparato jurídico para evitar que marcas concorrentes levem o crédito pela mesma tecnologia. Antes disso, os headsets de realidade mista da marca devem ser lançados ainda neste ano, no terceiro ou quarto trimestre. O produto deverá ter capacidade de processamento similar ao chip M1 dos MacBooks de 2020, além de peso bastante reduzido para permitir maiores níveis de conforto.

 

 

 

 

 

Fonte: Apple Insider