28 de Abr de 2024

A miopia aumenta o risco de problemas como glaucoma, descolamento de retina e degeneração macular, que podem levar à cegueira

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 6,8 milhões de crianças sofrem com a miopia. Um dos fatores associados à condição é a quantidade de tempo durante o qual as crianças ficam expostas às telas de dispositivos digitais, que aumenta bastante durante o período de férias. Agora, com o retorno às aulas presenciais, os pais precisarão ficar ainda mais atentos aos sinais e à necessidade de levar os filhos ao oftalmologista. A miopia é uma condição caracterizada pela dificuldade de enxergar objetos distantes e, quando ela atinge um alto grau, aumentam os riscos de doenças como glaucoma, descolamento de retina e degeneração macular, que podem levar à cegueira. Por isso, é fundamental ter uma atenção redobrada com a saúde ocular das crianças, já que a infância é a fase na qual os olhos ainda estão em desenvolvimento.

"Existem hoje, tratamentos preventivos que ajudam no controle da evolução da miopia nas crianças. O diagnóstico precoce feito pelo médico permitirá a prescrição de tratamentos que podem reduzir em até 60% o grau final, minimizando os riscos de complicações", comenta a Dra. Tânia Schaefer, médica oftalmologista.

Segundo a especialista, os professores podem ser aliados dos pais na hora de identificar possíveis sinais que indiquem que a criança está com dificuldades de enxergar. "Se o aluno se senta muito próximo à lousa para conseguir ver, se ele mantém os livros perto do rosto durante a leitura, se esfrega os olhos com frequência e sente dores de cabeça durante a aula, é importante que o professor sinalize aos responsáveis a necessidade de levar a criança para uma consulta médica", alerta Schaefer.

E se até pouco tempo a miopia infantil era tratada apenas com colírios, hoje é possível intervir de outras formas. "Trouxemos para o Brasil as únicas lentes de contato no mundo que não apenas corrigem a visão, mas diminuem em até 59% a progressão da miopia em crianças de 8 a 12 anos, o que resulta em um menor grau final. Elas ajudam a conter o alongamento do globo ocular, reduzindo o risco de complicações da visão relacionadas às alta miopia na vida adulta", explica Gerson Cespi, diretor-geral da CooperVision Brasil.

Para ajudar a prevenir o desenvolvimento de problemas oculares como a miopia, além de levar a criança em consultas regulares com oftalmologistas, é importante que os pais controlem o tempo de exposição às telas e incentivem atividades ao ar livre. "A luz do sol ajuda no desenvolvimento dos olhos. Jamais se deve olhar diretamente para o sol, mas é fundamental que os pequenos possam brincar em espaços abertos e ter contato com essa luz", destaca a médica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: assessoria de comunicação da CooperVision