19 de Mai de 2024
Novo software realçou a biometria ótica e a medida axial do comprimento nos olhos submetidos à cirurgia da catarata

Os pesquisadores relataram resultados da versão 5 do software para o IOLMaster (Carl Zeiss Meditec), dispositivo de interferometria da versão 4. Considerando que o algoritmo na versão 4 calculou o comprimento axial em milímetros em uma única varredura, a versão 5 gera uma medida composta de varreduras múltiplas que melhora a relação "signal-to-noise".
 
"Esta melhoria foi mais visível nos olhos com a catarata subcapsular posterior, em que a proporção de falhas da medida foi reduzida por, aproximadamente, 50 por cento", informara os pesquisadores. A análise observational foi realizada em dois momentos. Primeiro, um estudo em perspectiva incluiu 458 olhos de 244 pacientes que se submeteram à medida axial do comprimento com software da versão 4, depois se submeteram então à nova medição com versão 5. Um estudo retrospectivo subseqüente incluiu 2.255  
olhos de 1.712 pacientes que se submeteram à medida exclusivamente com software da versão 5. 

Os resultados do estudo em perspectiva mostraram que 49 olhos de 46 pacientes (10.6%) eram incapazes de ser avaliado com o software da versão 4 por causa da insuficiente relação "signal-to-noise". O software da versão 5 permitiu a medida bem sucedida em 30% dos casos.

No estudo retrospectivo, 105 olhos (4.7%) não foram medidos com sucesso pelo software da versão 5 por causa da catarata branca, da catarata subcapsular do posterior ou da catarata nuclear densa combinada com a catarata subcapsular do posterior.


Fonte: Portal OSN