07 de Mai de 2024
O evento, organizado pelo Instituto da Visão, com apoio do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), será realizado nos dias 17 a 19 de fevereiro, no Hotel Maksoud Plaza
 
No dia 18 de fevereiro ocorrerá a cerimônia de abertura, com a entrega da Medalha Moacyr Alvaro para dois oftalmologistas renomados e para o Prefeito Gilberto Kassab. Dia 19 de fevereiro, sábado, acontecerá o fórum Olhos para a Cidadania, que contará com a presença de autoridades para discutir inclusão social de pessoas com deficiência visual, seus direitos, responsabilidades e cidadania.
 
Começa no dia 17 de fevereiro a 34ª edição do SIMASP (Simpósio Internacional Moacyr Álvaro), que será realizado até sábado (19/02), no Hotel Maksoud Plaza, localizado na Alameda Campinas, 150 - São Paulo/SP. O evento, organizado anualmente, abre o calendário de Congressos Médicos em Oftalmologia e tem como 
objetivo habilitar especialistas a utilizar, a curto prazo, novos procedimentos e tecnologias desenvolvidas no Brasil e no mundo. 
 
“Neste ano, o tema principal do simpósio será Controvérsias e Consensos na Prática Oftalmológica, uma tendência crescente em eventos internacionais que objetivam a discussão de novos procedimentos e tecnologias”, explica o Presidente do 34º SIMASP, professor Adjunto Livre-Docente e Chefe do Setor de 
Córnea e Doenças Externas UNIFESP, José Álvaro Pereira Gomes. “O evento contará com 29 palestrantes internacionais de altíssimo nível e deverá receber mais de 2000 participantes do Brasil, além de importantes Sociedades Oftalmológicas Nacionais e Internacionais, como a Cornea Society e a Tear Film & Ocular Surface Society”, completa.
 
A programação inclui palestras do mais alto nível sobre prevenção, doenças, novos tratamentos, técnicas cirúrgicas, pesquisas e perspectivas, além de cursos interativos, cirurgias experimentais e ao vivo. Entre as inovações que serão apresentadas, os destaques são as novas lentes intraoculares para correção da alta miopia, para aqueles que não podem se beneficiar do laser, o novo laser para o tratamento da presbiopia (vista cansada e dificuldade de ler de perto, por volta dos 40 anos); na área de glaucoma, a novíssima técnica cirúrgica para os casos avançados da doença, a endociclofotocoagulação, que corrige o glaucoma com laser aplicado dentro de olho a partir da cauterização das estruturas que produzem o humor aquoso, fundamental para a determinação da pressão ocular. Além disso, abordará tratamento de tumores com quimioterapia local, com menores efeitos colaterais.
 
O Simpósio também abordará novos lasers e outros tratamentos para doenças da córnea, como o ceratocone (laser de Femtosegundo) e das doenças da retina (laser Pascal); inovações em instrumentos para cirurgias sem sutura (com cola), novas opções de lentes multifocais intra-ocultares para tratamento da 
catarata e uso de células tronco no tratamento de doenças da córnea. 
 
De acordo com Dr. José Álvaro Pereira Gomes, o Congresso também será importante para mostrar o pioneirismo da Universidade. Hoje o Departamento de Oftalmologia da UNIFESP é o primeiro a oferecer pelo Sistema Único de Saúde o transplante de córnea com laser de Femtosegundo na cidade de São Paulo. 

Trata-se de um método recém lançado, que traz mais segurança ao paciente, com recuperação e cicatrização mais rápidas, menor risco de rejeição do órgão transplantado e melhor acuidade visual. A técnica consiste na substituição de uma córnea doente e/ou opacificada por uma córnea transparente, permitindo a passagem da luz até a retina e restabelecendo a visão.
 
Participantes internacionais e especialistas nacionais

Entre alguns dos 29 palestrantes internacionais confirmados, os destaques são para Peter Laibson (EUA), um dos maiores especialistas em doenças da córnea dos EUA; Mark Terry (EUA), um dos ícones em transplante lamelar de córnea; Mark Mannis (EUA), considerado um dos maiores especialistas em transplante de córnea e cirurgia refrativa, atual presidente da Associação Panamericana de Oftalmologia; Harminder Dua (Inglaterra), uma das maiores autoridades mundiais em doenças da superfície ocular e células tronco em oftalmologia; David Rootman (Canadá), especialista em transplantes de córnea a laser; Dante Pieramici (EUA), especialista em trauma e cirurgia de retina e vítreo; Martin Uran (EUA), um dos pioneiros da endociclofotocoagulação para tratamento de glaucoma; Dimitri Azar (EUA), referência mundial em cirurgia refrativa; Victor Perez (EUA), especialista em imunologia e córnea artificial; e muitos outros grandes nomes da oftalmologia mundial.
 
"Medalha Moacyr Álvaro" no 34º. Simasp
 
O Departamento de Oftalmologia da UNIFESP e o Instituto da Visão entregarão a "Medalha Moacyr Álvaro" aos Professores Peter R. Laibson, João Orlando R. Gonçalves e ao Prefeito da cidade de São Paulo, Exmo. Sr. Gilberto Kassab, pelas contribuições para o desenvolvimento da oftalmologia e saúde ocular.
 
Com mais de 50 anos de história, a medalha é considerada uma das mais importantes premiações da Oftalmologia brasileira e da América Latina, tendo sido entregue a médicos, personalidades ilustres e instituições do Brasil e de outros países.
 
A cerimônia de entrega será realizada no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, no dia 18 de fevereiro de 2011, às 10:30hs, durante a sessão de Abertura do 34o. Simpósio Internacional Moacyr Alvaro.
 
Projeto “Olhos para a Cidadania”

Criado pelo Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, o projeto “Olhos para a Cidadania” está em sua 4ª versão e acontecerá no dia 19 de fevereiro, Sábado, dentro do SIMASP. O objetivo do projeto é debater temas sobre deficiências e deficientes, principalmente aspectos da inclusão social. Os temas escolhidos para este ano foram divididos em três blocos, “A Legislação e o Censo 2010”, “Fórum de ONGs”, “O deficiente e a Publicidade”. Todos eles terão como foco a aceitação de deficientes por parte da sociedade, e o que eles mesmos podem fazer para estarem cada vez mais inseridos nela, perante os direitos já conquistados. Dentre os palestrantes presentes nesta versão estão Érica Pisaneschi do Ministério da Saúde, e Mara Gabrilli, deputada federal de São Paulo.



Fonte: Assessoria de Comunicação do evento