07 de Mai de 2024
A Ortoqueratologia é a técnica que permite a redução de miopia sem o recurso da cirurgia, que pode melhorar a qualidade de vida dos míopes de todo o mundo, dando-lhes a possibilidade de deixarem de usar as correções ópticas habituais, óculos ou lentes de contato.
 
Os moldes corneais ou lentes de contato especiais de ortoqueratologia, reduzem a miopia, por meio de um processo de aplanação da córnea, que possui propriedades elásticas, repousando e separados da mesma por uma fina película de lágrima que influencia a sua nova forma.
 
A pressão exercida pelos moldes corneais deriva da sua zona central ser mais plana que a curvatura corneal, que origina uma redução do poder refrativo ocular. Quando a aplanação é suficiente, o globo ocular é induzido a sua focagem correta de imagem eliminando assim a miopia pretendida.
 
A Ortoqueratologia é indicada para pessoas que pretendam abandonar as correções ópticas habituais (óculos, lentes de contato), não queira ou não possam submeter-se a cirurgia, em olhos ausentes de doença ocular, para uma redução máxima de 5 dioptrias de miopia e 1,50 dioptrias de astigmatismo.

Enquanto Dorme
 
A medida que as lentes especiais de ortoqueratologia impressionam a nova forma corneal durante o sono, a manutenção de uma visão excelente e estável é garantida de uma forma segura e confortável.
 
O aspecto mais interessante desta técnica é o fato de alguns pacientes com apenas algumas horas de uso recuperarem totalmente a sua visão. Na maioria dos casos esta recuperação ocorre durante as primeiras semanas. Devido a esta rápida recuperação, são necessárias visitas frequentes para avaliação, 
acompanhamento e, caso necessário, alterações ou substituição de lentes.
 
Retenção
 
Após alcançado o resultado pretendido, o próximo passo é a aplicação de lentes definitivas para evitar que futuramente o paciente seja apresente alguma regressão da Miopia.
 
A medida que se intensificam os números de noites de uso, a necessidade do seu uso futuro decresce, por isso as lentes de retenção poderão ser usadas somente algumas noites da semana ou, como em alguns casos, somente uma noite.
 
Topografia Corneal
 
Antes da aplicação das lentes especiais de Ortoqueratologia nos olhos, é realizada uma avaliação preparatória importante, conduzida por um especialista em Ortoqueratologista.
 
Determina-se a curvatura corneal dos olhos por meio de um processo tecnologicamente avançado, conhecido por Topogragrafia Corneal ou Queratoscopia Computadorizada.
 
O Videoceratoscopio ou topógrafo, instrumento utilizado, não só verifica a positividade de cada caso, como também, serve de ajuda indispensável no acompanhamento ou na monitorização. 
 
Algumas razões pelas as quais os pacientes preferem a Ortho-K:
 
- Recuperação visual rápida;
 
- Após a sua correcção, voltará a alcançar uma excelente visão sem a ajuda de óculos ou de lentes de contato;
 
- Procedimento é seguro e confortável;
 
- Ideal para a prática de esportes ou lazer em geral;
 
- Profissionais como Policiais, Bombeiros, Aviadores e outros, poderão se beneficiar desta técnica;
 
- Não existem limites de idade para a sua aplicação;
 
- Economicamente viável.
 
A Ortho-k é uma técnica segura e eficaz, mas deve ser aplicada por um Ortoqueratologista, especialista em Redução de Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia sem Cirurgia, autorizado e reconhecido pelas 
autoridades competentes, como o caso da Food and Drug Administration Americana, organismo internacional regulador e defensor dos interesses do consumidor e por um Laboratório autorizado que utilize materiais com propriedades físicas fundamentais para a sua aplicação ocular.
 
Embora a sua aplicação ocular sugere ser semelhante ao uso habitual de lentes de contato, deve-se considerar que trata-se de um material que altera a forma corneal e que para tal requer o acompanhamento de um profissional específico. 

Os riscos associados a uma prática duvidosa poderão ser elevados, entre os quais destacamos a úlcera corneal e infecções corneais graves.

 
 
Fonte: Insecvisu