A volta às aulas exige um período de readaptação das crianças e adolescentes - que vão ter de encarar novamente a rotina de preparar lições de casa e estudar para provas. Nessa fase é importante que os pais recorram a um oftalmologista para ter certeza de que está tudo bem com a visão de seus filhos. Caso
contrário, o desempenho escolar pode ser afetado pela baixa acuidade visual ou demais problemas oculares.
Uma em cada vinte crianças em idade pré-escolar sofre de algum problema de visão. E uma em cada quatro, na fase escolar. Quando a criança reclama de dores de cabeça, pisca os olhos com frequência, franze a testa para focar um objeto ou aperta a vista para ler um livro, é preciso investigar.
"Os pais devem estar sempre atentos aos sinais que as crianças dão e jamais esperar que um incidente ocorra para só então buscar ajuda médica. Tive uma paciente de seis anos que enfrentava sérias dificuldades de alfabetização porque tinha 12 graus de miopia em um olho e nunca havia sido diagnosticada até aquele momento", alerta o oftalmologista Renato Neves.
Os pais devem estar sempre atentos aos seus filhos e estimulá-los a usar óculos ou tampões sem preconceito, quando necessário. Trata-se de uma medida temporária e que pode impedir o comprometimento do rendimento escolar", conclui o médico.
Fonte: Opticanet