15 de mai de 2025
Multithumb found errors on this page:

There was a problem loading image http://idmed.uol.com.br/images/varias-batatas-cruas.jpg
There was a problem loading image http://idmed.uol.com.br/images/varias-batatas-cruas.jpg

batata combate hipertensão arterialA reputação de mau alimento pode estar com os dias contados. Pesquisadores descobriram que consumir algumas porções de batatas por dia reduz a pressão arterial, quase tanto quanto a aveia. O estudo foi divulgado em um evento da Sociedade Americana de Química (ACS).

A pesquisa não foi feita com batatas fritas e nem com o acompanhamento de condimentos. As batatas foram cozidas sem óleo em um forno micro-ondas. Os pesquisadores utilizaram a batata roxa, mas acreditam que os outros tipos de batatas possuam efeitos similares.

“A batata tem uma reputação ruim, o que faz com que muitas pessoas a retirem de sua dieta”, diz Joe Vinson, autor principal da pesquisa e parte da University of Scranton, na Pennsylvania, nos Estados Unidos. “Mencione batata e as pessoas automaticamente vão pensar em ‘engorda, tem muito carboidrato e calorias vazias’. Mas, na realidade, quando ela é preparada sem fritura e servida sem manteiga e condimentos, a batata possui apenas 110 calorias e dezenas de fitoquímicos saudáveis e vitaminas”, completa.

Participaram do estudo 18 pacientes com sobrepeso ou obesidade e hipertensão. Eles comeram de 6 a 8 batatas pequenas - do tamanho de uma bola de golfe - e com casca duas vezes ao dia durante um mês. Foram monitoradas e pressão arterial dos pacientes e os pesquisadores perceberam uma redução significativa nos números. E com um bônus: nenhum dos participantes do estudo ganhou peso.

Infelizmente, quando a batata é frita, a alta temperatura de cozimento parece destruir a maioria das substâncias saudáveis da batata. A melhor maneira de preservar os nutrientes do vegetal é simplesmente cozinhá-la no micro-ondas.

 

 

 

 

Fonte: American Chemical Society